A Be Water implementou um modelo de governança que procura maximizar a eficiência da gestão de cada fase do ciclo urbano da água.
Seja no abastecimento de água ou na drenagem e tratamento das águas residuais, existe uma perceção da responsabilidade que a nossa atividade tem na qualidade da água, enquanto recurso hídrico das comunidades onde operamos.
Desde a captação de água na origem à sua rejeição no meio recetor como água residual tratada, as nossas equipas trabalham com um conjunto de soluções integradas e com uma perspetiva de longo prazo subjacente à nossa missão, que começa na delineação de uma estratégia para os serviços de água e saneamento, e que depois se estende às atividades de conceção, construção, gestão, operação e manutenção de infraestruturas, assegurando ainda o necessário investimento a todo este processo.
A este espetro alargado de atividade acrescem duas especificidades muito próprias do setor. A primeira, a natureza de serviço público essencial, que nos obriga a uma atenção permanente à fiabilidade e continuidade do abastecimento de água e eficiência do tratamento do saneamento no dia-a-dia. E a segunda, que se traduz na responsabilidade da relação das concessionárias com os seus clientes, que nos impelem a renovar constantemente os nossos princípios de melhoria contínua.
Concessões
As vantagens desta gestão nas nossas concessões são hoje reconhecidas,
destacando-se:
Assunção do risco e do esforço financeiro
Garantia de um serviço com índices elevados de satisfação
Estabilização dos tarifários ao longo dos anos
Capacidade de atingir objetivos de eficiência de excelência
serviços
Fruto de uma legislação e regulação cada vez mais rigorosas, as Entidades Gestoras de água e saneamento têm vindo a procurar soluções e parcerias que lhe permitam fazer face às necessidades cada vez mais exigentes na gestão dos seus serviços.
Na Be Water, estas soluções permitem uma monitorização constante aos custos operacionais da infraestrutura, potenciando a sua performance e desempenho.
Nesta caso, as nossas prestações de serviço compreendem a operação e manutenção em:
A redução das perdas em sistemas de abastecimento de água tem um impacto fundamental para a sustentabilidade das Entidades Gestoras.
Ao longo dos últimos anos, nas várias concessões onde operou, a Be Water teve a capacidade de reduzir substancialmente a sua água não faturada de forma consistente, permitindo-lhe reunir uma equipa com um conjunto de competências que hoje operam para os nossos clientes na deteção de perdas nas redes de água, e na minimização das afluências indevidas nas redes de águas residuais.
Para além destes contratos de localização de fugas, a Be Water participa em contratos de performance, que têm subjacente um modelo de remuneração variável, dependente dos resultados obtidos na redução de água não faturada (ANF), que permite a geração de poupança a longo prazo, cobrindo em simultâneo alguns custos operacionais e de investimento, necessários para perpetuar o desempenho desses sistemas.
A garantia da qualidade de excelência da água é hoje um pilar de qualquer serviço de abastecimento. Quando bem realizada, esta avaliação é efetuada em ciclos bem definidos, e tem como objetivo favorecer o acesso a informação sobre os níveis de qualidade de serviço prestado nos vários municípios.
Na Be Water, as várias concessões têm vindo a ser distinguidas com vários prémios no âmbito dos Selos de Qualidade, atribuídos pela ERSAR. Estes selos visam promover o reconhecimento da qualidade do serviço prestado pelas Entidades Gestoras dos serviços de água e em particular a qualidade da água que estas fornecem e distribuem aos seus utilizadores.
Este trabalho permitiu ampliar esse serviço de controlo de qualidade da água, que hoje é realizado para os nossos clientes através da equipa responsável pela monitorização do controlo analítico de todo o Grupo.
Enquanto entidades responsáveis por assegurar um serviço público essencial, uma das maiores preocupações de gestão incide na eficiência e fiabilidade das atividades relacionadas com a gestão dos consumidores.
Na Be Water, asseguramos essa eficiência através das atividades que compõem todo o ciclo de faturação, que incluem a gestão eficiente do parque de contadores, a realização de ramais de água e saneamento, e a implementação e supervisão de roteiros que permitam um elevado índice de sucesso nas leituras de contadores e cortes de água.
A prestação de serviços de gestão comercial garante a implementação de uma abordagem diferenciadora e integrada, que permite a otimização das diferentes atividades da área comercial, com o intuito final de potenciar a receita e a cobrança, minimizar a dívida e garantir a satisfação dos clientes.
Respondendo a um aumento das exigências associadas ao ciclo da água nos processos industriais, a Be Water tem um conjunto de soluções diferenciadoras que oferecem um novo patamar de produtividade nas eficiências desses processos.
Alicerçado na experiência do Grupo, a Be Water coloca ao dispor dos seus Clientes Industriais um conjunto de sistemas e ferramentas que lhes permitem minimizar as anomalias e tomar as melhores decisões, baseadas em dados, no controlo e otimização de todo o ciclo industrial da água.
Asseguramos a operação e manutenção de um vasto leque de equipamentos, onde se incluem estações de tratamento de águas residuais industriais, circuitos de refrigeração e circuitos de vapor e de água quente, e garantimos uma assistência técnica e especializada, bem como a elaboração de estudos técnicos e de impacte ambiental.
Os serviços de Consultoria e Assistência Técnica consistem na partilha de conhecimento especializado, através da implementação de soluções técnicas e boas-práticas que potenciem uma melhor performance do negócio.
Desde a consultoria estratégica até à assistência técnica especializada, a Be Water promove um acompanhamento das grandes decisões ao nível do planeamento de novos investimentos, do cumprimento das metas previstas na legislação e/ou regulação, e da elaboração de estudos e projetos na área ambiental.