
Investimentos no reforço da eficiência da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Aljezur
Ao longo do último ano, a Be Water realizou importantes investimentos na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Aljezur, no Algarve, visando melhorar a eficiência dos processos e garantir o cumprimento dos mais elevados padrões ambientais.
No início de 2024, foi implementada uma centrífuga para desidratação de lamas, em substituição do filtro de bandas existente. Este investimento permitiu melhorar a eficiência e fiabilidade deste processo graças à elevada performance do novo equipamento, otimizando a gestão dos resíduos e reduzindo os respetivos custos operacionais.
Em dezembro de 2024, iniciou-se a instalação de um novo sistema de desinfeção por radiação UV, que já se encontra em pleno funcionamento. Este investimento assegura a desinfeção da água de forma eficiente, contribuindo para que a ETAR cumpra integralmente a sua Licença de Descarga da Instalação.
Estes investimentos foram realizados no âmbito do contrato de Operação e Manutenção do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve (Zona Poente – lote 2), que a Be Water celebrou com a Águas do Algarve, e visam contribuir para a modernização das infraestruturas, tornando os processos de tratamento de águas residuais mais eficazes e alinhados com as melhores práticas ambientais de forma a preservar a qualidade dos recursos naturais e das águas balneares.
Compromisso com a inovação e sustentabilidade!
Para mais informações contactar:
Be Water
Paula Moreira
bewater@bewater.com.pt
+351 211 552 700
Sobre a Be Water
A Be Water, S.A é uma empresa da BEWG responsável pela gestão de várias concessões de abastecimento e saneamento de água em Portugal, que presta também serviços de operação e manutenção para entidades públicas e privadas do sector.
Com uma longa experiência em Portugal, a empresa desenvolve a sua atividade em várias zonas do território nacional diretamente e através da subsidiária Águas de Valongo S.A. e gere 2 contratos de concessão nos concelhos de Ourém (1996) e Valongo (2000). Está também presente em várias regiões do país através de prestações de serviços operacionais e de manutenção em sistemas multimunicipais entre os quais a Águas do Algarve, a Águas da Região de Aveiro e é parceira de vários municípios e indústrias com os quais colabora.